JBCC - Jornal Brasileiro de Ciências da Comunicação

Ano 2, N. 64 – São Paulo, Brasil – 10 de dezembro de 1999.

------------------------------------------------

Manchetes:

1 – Multimídia: professores portugueses visitam Umesp

2 – Folkcomunicação Gaúcha valorizada por comunicólogo mexicano

3 –  Discípulo do Grupo São Bernardo tem home-page na Internet

4 – Folk-Midia: presépios digitais

5 – Póscom-Umesp seleciona os alunos do ano 2000

6 – Nova seleção do Póscom Umesp em Junho/2000

7 – Site sobre Economia Política da Comunicação

8 – Revista Lugar-Comum - estudos de mídia

9 - O Quarto Contato

10 - Revista Sala de Prensa

11 - Wayruro, revista de Comunicação Popular

12 - "Mercosul nas Universidades"

13 - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação tem nova editora

14 - Cursos de Especialização à distância

15 - Cidadania e Educação

16 - Imagens X Palavras

17 - "A ousadia da Criação. Universidade e Cultura"

18 - Defesa de Tese na Umesp

19 - Correspondência dos leitores

20 - Equipe da semana do JBCC

 

------------------------------------------------

1 - MULTIMÍDIA: PROFESSORES PORTUGUESES VISITAM UMESP

Os professores portugueses  A. Manuel de Oliveira Duarte (duarte@ua.pt), Catedrático de Telecomunicações, e Lídia Oliveira (lidia@ua.pt), Assistente de Novas Tecnologias da Comunicação, da Universidade do Aveiro, visitaram a Faculdade de Ciência da Comunicação da UMESP, no dia 29 de novembro. Foram recebidos pela Equipe da Cátedra UNESCO/UMESP, informando-se sobre os programas de ensino e pesquisa da instituição. Mantiveram ainda colóquio com um grupo de professores do PÓSCOM-UMESP, com a finalidade de desenvolvimento futuro de programas de cooperação científica.

Os primeiros contatos dos pesquisadores portugueses com seus colegas do Grupo Comunicacional de São Bernardo foram feitos durante o III LUSOCOM - Encontro Lusófono de Ciência da Comunicação, realizado em Braga, Portugal, em outubro passado. Naquela ocasião, os visitantes da UMESP se interessaram pela iniciativa da Universidade do Aveiro, pólo tecnológico português nos âmbitos de telecomunicações e informática, criando cursos profissionais de comunicação que privilegiam a mídia digital e a produção multimídia. Trata-se de projeto inovador, que busca a interação da mídia com as engenharias, fugindo ao padrão tradicional dos cursos de graduação em ciências da comunicação, tanto em Portugal quanto no Brasil, ancorados nas humanidades e nas ciências sociais.

VOLTAR

------------------------------------------------

2 - FOLKCOMUNICAÇÃO GAÚCHA VALORIZADA POR COMUNICÓLOGO MEXICANO

Jesus Galindo é pesquisador do Programa Cultura da Universidade de Colima, Mexico, autor de vários livros sobre comunicação e cultura. Sua obra mais recente chama-se "Técnicas de Investigación en Sociedad, Cultura y Comunicación" (Mexico, Editora Addison Wesley Longman, 1998). A convite da Profa. Dra. Nilda Jacks ele esteve durante o mês de novembro em Porto Alegre, onde ministrou cursos e proferiu conferências, identificando temas e problemas brasileiros que coincidem com as preocupações do seu grupo de pesquisa no Mexico. A propósito da Querência, fenômeno típico da folkcomunicação gaúcha, ele fez comentários dirigidos à Rede de Comunicação Complexa, organismo de que participaram vários comunicólogos da chamada Geração McLuhan. Vale a pena transcrever esse tópico da sua memória sobre a viagem ao Rio Grande do Sul.

"El proximo domingo se presenta dentro de la feria del libro de la ciudad de Porto Alegre, el libro Querencia, cultura regional como mediacao simbolicá-um estudo de recepcao. Este es un texto escrito por una compa de por aca muy interesada en la cultura Gaucha, este tipo de estudios son claves para el futuro de esta parte del continente y con repercusiones para toda America. Es un trabajo importante. Esta editado por la Universidad Federal de Rio Grande do Sul, con la direccion editora@orion.ufrgs.br . Los interesados pueden solicitarlo a esa direccion, o pedir mayor informacion. Nilda Jacks es una compa que tiene contacto con la red hace poco menos de diez annos, es la gestora de la posible red por estos rumbos, y un contacto para todos para lo que les interese sobre Brasil y sobre lo gaucho en particular."

VOLTAR

------------------------------------------------

3 - DISCÍPULO DO GRUPO SÃO BERNARDO TEM HOME-PAGE NA INTERNET

Josias Ricardo Hack é professor do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade do Oeste Catarinense - UNOESC - no campus de Joaçaba, onde leciona as disciplinas Teorias da Comunicação e Comunicação Comparada. Mestre diplomado pelo POSCOM/UMESP, sob a orientação da Profa. Dra. Graça Caldas, ele mantém uma home-page na Internet, onde veicula alguns dos seus trabalhos científicos, alguns deles produzidos durante a sua vivência acadêmica como Discípulo do Grupo Comunicacional de São Bernardo.

Um dos textos é a síntese da sua dissertação de mestrado sobre novas tecnologias da comunicação e educação à distância. O outro é o perfil bio-biliográfico do historiador da imprensa brasileira, Nelson Werneck Sodré. Para ler os trabalhos publicados por Josias basta clicar: www.unoescjba.rct-sc.br/~hack

VOLTAR

------------------------------------------------

4 - FOLK-MIDIA: PRESÉPIOS DIGITAIS

As expressões de folk-comunicação deixaram de ser exclusivamente orientadas para decodificar em linguagens e suportes populares as mensagens disseminadas pelos meios de comunicação de massa. Durante toda a segunda metade do século XX elas migraram para o interior dos sistemas midiáticos, traduzindo as apropriações da cultura popular pelas indústrias culturais. Agora no limiar do novo século surge um novo segmento da folk-mídia, propiciando a digitalização das expressões da cultura popular.

Indício evidente dessa nova tendência é promoção da 1a. Exposição de Lapinhas ou Presépios na Internet, promovida pela organização VE Multimedios, através do projeto "Tecnologia a serviço da Nova Evangelização". Os interessados nesse fenômeno podem acessar a home-page: www.multimedios.org ou comunicar-se através do email: ve@multimedios.org

Fica a sugestão de que algum integrante da Rede FOLKCOM, mantida pela Cátedra UNESCO/UMESP, estude o novo fenômeno e produza reflexões a serem discutidas na FOLKCOM'2000, conferência brasileira prevista para junho do próximo ano, em João Pessoa/PB.

VOLTAR

---------------------------------------------------------

5 - PÓSCOM-UMESP SELECIONA OS ALUNOS DO ANO 2000

Durante a semana de 6 a 10 de dezembro, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Umesp realizou exames para selecionar os alunos que ingressarão no ano 2000 nos cursos de mestrado e doutorado. Essa turma desenvolverá estudos na nova área de concentração do programa – Processos Comunicacionais - , optando por uma das suas linhas de pesquisa: Comunicação Massiva ou Comunicação Segmentada.

Foram selecionados 40 novos alunos: 10 para o Doutorado e 30 para o Mestrado. Os candidatos classificados foram os seguintes:

DOUTORADO: Ellis Wayne Brown, Flávia Natércia da Silva Medeiros, Greicy Mara França Q. da Costa, Iluska Maria da Silva Coltinho, Jorge Antonio Menna Duarte, José Alberto Carvalho dos Santos, Maria Cristina Gobbi, Paulo da Rocha Dias, Rosana Borges Zaccaria e Talvani Lange.

MESTRADO: Ana Carolina Silva Bugni, Ana Paula Coraza, Andréa Clara Batista, Antonio Peres, Aparecida Ribeiro dos Santos, Audre Cristina Alberguini, Babete de Almeida Prado Mendonza, Camilo Floriano Rioni Costa, Cristiane de Souza Jageneski, Debora Cristina Tavares, Edson Fernandes Dalmonte, Eduardo Rubi Cavalcanti, Eliane Fátima Corti Basso, Enio Taniguti, Gilson Alberto Novaes, Gisele Bessa de Nogueira, João Carlos Picolin, João Plaça Júnior, Johnny Jefferson Telles, Lana Cristina Nascimento, Letícia Maria Pinto da Costa, Luciana Fischer, Mirtes Vitorino Torres, Paula Mattos Araújo, Ricardo Costa, Rinaldo Martins Silva, Rose Mara Pinheiro, Sergio Enrique Faria, Solange Maria de Vasconcelos e Vanildo Stieg.

Os candidatos terão prazo até o dia 16 de dezembro (quinta-feira) para efetuar a matrícula. Se houver desistência, serão chamados os candidatos aprovados, mas que não lograram classificação na primeira lista. A lista suplementar está afixada no mural do PÓSCOM, Edifício Iota, Campus Rudge Ramos  da UMESP.

VOLTAR

---------------------------------------------------------

6 - NOVA SELEÇÃO DO PÓSCOM UMESP EM JUNHO/2000

Os candidatos não classificados ou que não lograram preparar a documentação para o exame de dezembro terão a chance de concorrer ao novo processo de seleção, previsto para o primeiro semestre. O número de vagas disponíveis para a nova seleção será anunciado no final do mês de março. O calendário da seleção será anunciado no final do mês de março. O calendário da seleção é o seguinte: Inscrições – 3 a 28 de abril; Análise da documentação – 2 a 16 de maio: Exame de seleção – 5 a 12 de junho. Informações: poscom@metodista.br

VOLTAR

---------------------------------------------------------

7 - SITE SOBRE ECONOMIA POLÍTICA DA COMUNICAÇÃO

Os grupos de trabalho em Economia Política da Comunicação da Intercom e da Alaic criaram um site na Internet, que chegou a ser apresentado no último congresso da Intercom, em setembro, no Rio de Janeiro. Entre outras coisas, o site incorpora uma revista on-line que, neste momento, apresenta a edição do seu segundo número.

Os interessados podem enviar contribuições em qualquer idioma latino e em inglês. Mais informações podem ser obtidas no próprio site www.eptic.he.com.br (ED)

VOLTAR

---------------------------------------------------------

8 - REVISTA LUGAR-COMUM - ESTUDOS DE MÍDIA  

Foi lançado o número 7 da Lugar-comum - Estudos de mídia, cultura e democracia. A revista é uma publicação do NEPOCOM- Núcleo de Estudos e Projetos em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, e pode ser solicitada pelo e-mail:lugarcomum@cfch.ufrj.br ou pelo fax: (21) 295-5144. Nesta edição podemos destacar:  O Cinema como Folclore; Jornalismo e Nação; O Lugar habitável no mundo Global; entre outros. Outras informações sobre a revista estão na home-page: www.cfch.ufrj.br/lugarcomum/index

VOLTAR

---------------------------------------------------------

9 - O QUARTO CONTATO

Está disponível o número 04 de Contato – Revista Brasileira de Comunicação, Arte e Educação – publicação trimestral dirigida pelo senador Artur da Távola, coordenada pelos professores Angela Vieira e Rubem Amorese e conta com a participação de professores universitários brasileiros. Dentre as matérias publicadas neste número, destacam-se Entre laudas e estrofes: notas sobre jornalismo e Literatura nos anos 60 e 70, de Denise Costa Siqueira; A televisão que temos e a televisão que queremos, transcrição do debate entre Artur da Távola e Cristovam Buarque; Balada para un Loco: os significantes do insconsciente, de Roberto Ramos e A mulher na Propaganda, de Alvino Costa Filho.

Contato é distribuída a faculdades, a bibliotecas e a profissionais interessados nos temas por ela abordados. Na Internet, o interessado poderá ter acesso aos volumes 1 e 2, no endereço www.senado.gov.br/web/senador/tavola/RevContato/revcontato.htm. (CS)

VOLTAR

---------------------------------------------------------

10 - REVISTA SALA DE PRENSA

O número 13 da revista de Sala de Prensa, dirigida aos profissionais da comunicação, já se encontra disponível na Internet e traz, na seção Academia, um artigo do pesquisador brasileiro Sebastião Geraldo Breguêz que, em Comunicação, folclore e globalização, faz uma releitura das idéias de McLuhan referentes à Aldeia Global e às mudanças na cultura e sociedade no século XX.

Na seção Mídia on line, o jornalista espanhol Quim Gil, que também é consultor do curso de pós-graduação de Jornalismo Digital da Universidade Aberta da Catalunha, colabora com o artigo Desenhando o jornalista digital, no qual pergunta O que é um jornalista digital? e discute o papel desse profissional, em tempos de Internet. Para ler estes e demais artigos do número de novembro da revista de SdP, deve-se acessar o endereço http://www.saladeprensa.org. (CS)

  VOLTAR

--------------------------------------------------------

11 - WAYRURO, REVISTA DE COMUNICAÇÃO POPULAR

Está disponível na Internet a edição de Novembro/Dezembro da Revista Wayruro. Publicada desde 1994, trata-se de uma das atividades desenvolvidas pela Fundação Wayruro, associação de Comunicação Popular localizada no noroeste da Argentina, que se preocupa com temas relacionados aos movimentos populares, aos direitos humanos, ao etnodesenvolvimento, à saúde e à história. Além da revista, a Fundação Wayruro realiza vídeos; elabora cartilhas e documentos de trabalho; executa atividades de extensão e de capacitação e organiza palestras e seminários. Por isso, Wayruro caracteriza-se como entidade multidisciplinar, congregando pesquisadores sociais, historiadores, comunicadores sociais engenheiros, agrônomos, médicos, veterinários, entre outros.

Entre os artigos publicados nesta edição, o leitor encontrará Combater a tecnocracia, de Pierre Bordieu; A globalização vista por um teólogo, de Leonardo Boff e Democracia e mercados na nova ordem mundial, de Noam Chomsky. Quem quiser ler estes e outros artigos da revista, ou estiver interessado em obter mais informações referentes à  Fundação Wayruro, deve acessar a página www.geocities.com/SoHo/Museum/3362/index.html. (CS)

  VOLTAR

---------------------------------------------------------

12 - "MERCOSUL NAS UNIVERSIDADES"

Começou a circular em novembro a primeira edição da revista on-line "Mercosul nas Universidades", no endreço: www.pucminas.br/Mercosul. Entre as 147 matérias desta publicação figuram também informações sobre o "Segundo Colóquio sobre Transformações Territoriais" e  o Seminário "Celso Furtado e o Brasil, ocorridos em novembro, além de informações sobree cursos de Pós-graduação, aprovação do estatuto do Fórum Permanente Universitário-Mercosul e do Conselho Consultivo, entre outros.

Os interessados em receber o material podem solicitar sua inclusão no mailing, enviando o e-mail, instituição e função para mercobol@pucminas.br ou por fax (31)319-4394.

Outras informações sobre a publicação "MERCOSUL NAS UNIVERSIDADES", podem ser obtidas no Núcleo Editorial: Projeto Mercosul (PROMER) - PUC.Minas, Av. Dom José Gaspar, 500 - Prédio 17 - Salas 102 e 107 - Fone: (31) 319-4110 - Fax: (31) 319-4394, Caixa Postal 1.686 - CEP 30.535-610 - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil, E-mails: mercobol@pucminas.br ; promer@oucminas.br

VOLTAR

---------------------------------------------------------

13 - REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO TEM NOVA EDITORA

A revista científica da INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - tem nova editora: a Profa. Dra. Sonia Virginia Moreira, docente do Departamento de Jornalismo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Publicada há 22 anos pela principal associação acadêmica da área, a "Revista Brasileira de Ciências da Comunicação" foi criada em 1978, sob a forma de "boletim mensal", por um coletivo mobilizado pelos professores José Marques de Melo, Carlos Eduardo Lins da Silva, José Salvador Faro e Luiz Fernando Santoro. Três anos depois, passou a ter um editor responsável, tarefa que coube a Carlos Eduardo Lins da Silva. Ao se transformar em revista, em 1983, assumiu periodicidade bimestral, tendo como editora a professora Anamaria Fadul. Posteriormente adotou a periodicidade semestral, quando se integrou à rede de revistas científicas subsidiadas pelo Programa de Apoio a Revistas Científicas do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Assumiram a função de editor, nos anos seguintes: José Marques de Melo, Cesar Bolaño, Adolpho Queiroz e José Benedito Pinho. A nova diretoria da INTERCOM, presidida pela professora Cicilia Peruzzo (UMESP) e tendo como diretor editorial o professor José Benedito Pinho (UFV), convidou a professora Sonia Virginia Moreira (UERJ) para assumir o cargo a partir do ano 2000. Com uma folha de serviços prestados à entidade, destacando-se a fundação e coordenação inicial do GT de Rádio, Sonia Virginia já vinha integrando a atual equipe publicadora da revista, como responsável pela secção "Entrevistas". Registre-se que a nova coordenadora da revista da INTERCOM acaba de concluir o doutorado na ECA-USP, sob a orientação da Profa. Dra. Anamaria Fadul.

Informações podem ser obtidas pelo e-mail: intercom@trex.uspnet.usp.br ou pelo telefone (0 xx 11) 818-4088.

VOLTAR

---------------------------------------------------------

14 - CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO À DISTÂNCIA

O Sistema de Educação à Distância da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com o Centro de Estudos de Pessoal do Exército, estará oferecendo três cursos de especialização lato sensu: Docência do Ensino Superior, Turismo e Desenvolvimento Sustentável e Língua Portuguesa (Linguística do Texto).

As matrículas estarão abertas de 13 de dezembro de 99 a 7 de janeiro de 2000. Melhores informações poderão ser obtidas em www.cfch.ufrj.br/sead, pelo e-mail sead@cfch.ufrj.br ou pelo telefone (21) 2955344, ramal 107.

  VOLTAR

---------------------------------------------------------

15 - CIDADANIA E EDUCAÇÃO

Uma coletânea com a participação de 17 pesquisadores e professores da Unesp foi lançada pela editora Unesp/Cultura Acadêmica. O livro “Cidadania e educação: leituras em direitos humanos” tem como proposta contribuir para a informação e formação do público médio e do professorado de ensino fundamental e médio.

A publicação relaciona temas como pessoas especiais e deficiências, mídias eletrônicas e ensino, organizações não governamentais, direitos indígenas, gênero, processos repressivos e tortura, cidadania na evolução política e social do país, educação como liberdade, o mundo do jovem como espaço educativo e outros.

O livro pode ser adquirido por reembolso postal: imstein@fclar.unesp.br ou stein@uninet.com.br ou na livraria Unesp, localizada na Alameda Santos, 647, São Paulo-SP. (EG)

VOLTAR

---------------------------------------------------------

16 - IMAGENS X PALAVRAS

A revista Facom nº 6, da FAAP, apresenta em sua última edição artigos de professores da instituição que realizam uma breve reflexão sobre a imagem e a linguagem visual como instrumentos do conhecimento. Os textos discutem essa questão em suas diversas manifestações: história em quadrinhos, cinema, artes plásticas em diferentes momentos, fotografia, teatro, formando uma teia intrincada com várias possibilidades de conexões, de tal forma que fornece ao leitor significativas interpretações das representações que se apresentam para o nosso olhar.

A distribuição da revista Facom é gratuita e pode ser adquirida na FAAP. Contatos dircomuni.faap@cepa.com.br ou pelo fone (0XX11) 3662-1662, ramal 1106. (EG)

VOLTAR

---------------------------------------------------------

17 - "A OUSADIA DA CRIAÇÃO. UNIVERSIDADE E CULTURA"

A Faculdade de Comunicação/UFBA lançou, no dia 10  de dezembro o livro: "A ousadia da criação. Universidade e cultura", organizado por Antonio Albino Canelas (professor FACOM/UFBA), Marcos Uzel (jornalista-correio da Bahia); Paulo Alcântara (diretor de Teatro); Rita Aragão (profa. UEFS, doutoranda/FACOM) e Tattiana Teixeira (doutoranda/FACOM).  

A publicação é um dos produtos resultantes da pesquisa Comunicação e Cultura na Bahia dos anos 50-60, desenvolvida na Faculdade de Comunicação da UFBA, com o apoio do CNPq. O livro busca analisar o importante papel desempenhado pela então Universidade da Bahia nas décadas de 50 e 60, quando Salvador passa por um significativo processo de modernização sócio-econômica e de emergência e consolidação do modernismo cultural em terras baianas. Naquele contexto, a Universidade da Bahia ousa ao criar uma diversidade de iniciativas inovadoras que têm intensa repercussão cultural, a exemplo do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO); dos Seminários Livres ( e depois Internacionais) de Música; da Escola de Teatro; da Escola de Dança; do Laboratório de Geomorfologia e Estudos Regionais e do Atlas Prévio dos Falares Baianos.

A intensa atividade cultural da Universidade mostra-se imprescindível para a instalação e consolidação do modernismo cultural (artístico e científico) na Bahia na década de 50 e para a formação de intelectuais e artistas de repercussão nacional e internacional, como Glauber Rocha, Caetano Veloso, Carlos Nelson Coutinho, Muniz Sodré, João Ubaldo Ribeiro, Sônia Coutinho, Othon Bastos, Gilberto Gil, Tomzé, dentre muitos outros possíveis de serem lembrados. O livro, no entanto, não pretende apenas recuperar esta relevante presença da Universidade no cenário cultural, mas buscar inspiração para repensar uma política cultural para a Universidade na atualidade, agora em uma outra circunstância, marcada por profundas transformações sócio-culturais e comunicacionais.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: nicom@ufba.br

VOLTAR

---------------------------------------------------------

18 - DEFESA DE TESE NA UMESP

No próximo dia 15 de dezembro, às 14:30 horas, no edifício Iota, do Pós-Graduação em Comunicação a doutoranda Elizabeth Regina Jesumary Gonçalves defenderá sua tese de doutorado. O trabalho tem como tema " O bobo da corte avisa ao rei que ele está nú - um estudo de Caso sobre o uso do teatro nas organizações", orientação do professor Dr. Jacques Marie J. Vigneron.

Participarão da banca os professores Drs. Davi Nelson Betts e Isaac Epstein da Umesp, Liana Gottlieb da Faculdade Cásper Líbero e Sarah Chucid da Via da Eca/USP. O grupo teatral " Hilário Troupe" fará uma apresentação. O trabalho será defendido à Rua do Sacramento, 230 - Edifício Iota - Rudge Ramos, São Bernardo do Campo.

VOLTAR

---------------------------------------------------------

19 - CORRESPONDÊNCIA DOS LEITORES

A equipe editorial agradece toda as contribuições e correspondências recebidas.

De: Lana Cristina (Radiobrás - Brasil)Tenho recebido mensagens encaminhadas por Ivana Diniz, chefe de reportagem na Agência Brasil Radiobrás, cujo conteúdo é o jornal de ciências da comunicação. Quero saber se posso recebê-lo direto em meu endereço. Sou da editoria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente da Agência Brasil e os assuntos abordados no boletim virtual de vocês nos interessam. O editor chama-se Ubirajara Júnior. E também publicados um boletim virtual na homepage www.radiobras.gov.br/c&t <http://www.radiobras.gov.br/c&t> . É semanal e enfoca a ciência brasileira e as ações ambientais em curso no país. Toda Sexta tem um novo na rede. Obrigada.

Resposta: Você já faz parte de nosso mailing e passará a receber o jornal semanalmente. Aguardamos sugestões e participação.

---------------------------------------------------------

De: Marta Martins (UEL/Pr) - Os assuntos apresentados neste jornal são sempre de grande interesse e atualidade. Gostaria de ter acesso ao livro Globalização e Educação e pergunto se ele está disponível em livrarias. Agradeço mais uma vez sua atenção.

Resposta: O livro Globalização e Educação é editado pela Universidade Federal da Bahia. Você poderá entrar em contato com a universidade através do e-mail: gabinete@ufba.br ou pelo telefone: (0 XX 71) 245-2811.

---------------------------------------------------------

De: Selma Crespo Ribeiro Alves (RJ - Brasil)- Sou bibliotecária da Faculdade Carioca e venho recebendo cópia do Jornal Brasileiro de Ciências da Comunicação através da minha diretoria. Gostaria de saber se o Jornal esta disponível on-line, em algum site, para que possamos incluir o endereço em nossa página, facilitando assim o acesso a estas informações aos nossos alunos de Comunicação Social

Resposta: Você pode acessar o JBCC pela página da Cátedra Unesco/Umesp: www.umesp.com.br/unesco.

VOLTAR

---------------------------------------------------------

20 - EQUIPE DA SEMANA DO JBCC

JBCC - JORNAL BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO é  um  informativo  eletrônico  semanal  do Curso de  Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), com o apoio da Cátedra UNESCO/UMESP para o Desenvolvimento Regional, lançado em 17/08/1998 e tem por objetivo divulgar as atividades da área de Comunicação Social em âmbito nacional e internacional.

----------------------------------------------------------------------------

Você pode colaborar enviando suas mensagens para:

E-mail: mcgobbi@nutecnet.com.br ou jbcc.unesco@umesp.com.br

JORNAL BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

Universidade Metodista de São Paulo

A/C Maria Cristina Gobbi

Rua do Sacramento, 230 - Rudge Ramos – São Bernardo do Campo

CEP: 09735-460  S.P. / Brasil

Fone: (55 – 11) 4366-5819, Telefax:  (55 – 11) 4366-5550

---------------------------------------------------------------------

Editora:

Maria Cristina Gobbi – mcgobbi@nutecnet.com.br ou jbcc.unesco@metodista.br

Sub-editora: Luciana Mendes

Equipe editorial responsável: Ademir Pereira Júnior: ademirpereirajun@zipmail.com.br; Arlete Prieto: aprieto@sti.com.br; Carlos Straccia: cstraccia@sol.com.br; Chris Benjamin Natal: chrisbnatal@yahoo.com; Edison Delmiro: garloh@uol.com.br; Eduardo Grossi: edugross@imagenet.com.br; Paula Renata Camargo: paulacj@uol.com.br

---------------------------------------------------------------------

Professores Responsáveis:

Prof. Dr. José Marques de Melo – e-mail: jodmelo@usp.br 

Prof. Dr. Adolpho Queiroz – e-mail: adolpho.queiroz@merconet.com.br

---------------------------------------------------------------------

UMESP – Universidade Metodista de São Paulo

PósCom – Curso de Pós-Graduação em Comunicação Social

Apoio: Cátedra UNESCO/UMESP – catedra.unesco@metodista.br

---------------------------------------------------------------------

Voltar ao topo Voltar ao menu JBCC         Voltar ao menu PUBLICAÇÕES