Destaques

 


Politicom 2014

 

São Paulo, entre os dias 05 e 07 de novembro
Local: Universidade de São Paulo

INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ O DIA 30 DE OUTUBRO

Com a temática "Mobilizações, eleições e democracia", o XIII Congresso Brasileiro de Comunicação Política e Marketing Eleitoral, a ser realizado entre os dias 05 e 07 de novembro na Universidade de São Paulo – USP, representa espaço relevante de discussão acadêmica à medida que amplia o debate sobre o papel da comunicação no seu mais longo espaço democrático, apontando seus sucessos, limites e desafios – questão ainda mais necessária como objeto de discussão após as grandes manifestações em todo o país. Busca-se perspectiva interdisciplinar, que englobe pesquisadores das áreas de Comunicação e Ciências Sociais.

Tal esforço se coaduna com a história da Sociedade Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Comunicação e Marketing Político (POLITICOM), uma sociedade científica cujo objetivo é fomentar a pesquisa sobre a interface Comunicação-Política e cujas produções dos Grupos de Trabalho vêm sendo sistematicamente publicadas a partir dos anais e livros. 

Mais informações aqui


eCom 2014

 

São José dos Campos, 20 de Outubro de 2014
Local: Univap - Campus Urbanova

 

Nesta quarta edição, o ECOM  mantém a sequência das edições anteriores no qual o seu compromisso central enfoca a sistematização do conhecimento, seja  nos processos comunicacionais voltados para os aspectos promotores do consumo, bem como as percepções construtoras das imagens corporativas e dos relacionamentos com as marcas. 


Discutir as práticas mercadológicas é avançar além dos aspectos econômicos, pontuando sua condição de uma contínua construção simbólica e de mantenedora do imaginário social. O desafio dos pesquisadores no recorte desse fenômeno é centrar-se na abordagem multidisciplinar e na contribuição dos vários olhares e pensares sobre a ambiência cotidiana e os atos comunicativos entre as organizações e os seus públicos de interesses. 


A edição desse ano será realizada em parceria com a UNIVAP - Universidade do Vale do Paraíba em seu campus em São José dos Campos – São Paulo.

Mais informações aqui


Pens@Com Brasil - XVIIIColóquio Internacional da Escola Latinoamericana de Comunicação

 

São Paulo, 12-14 de Novembro de 2014
Local: SESC Vila Mariana - SP / FAPCOM

 

Objetivo
Reunir Pensadores e Divulgadores dos Processos Comunicacionais para debater vínculos eficazes entre a Universidade e a Sociedade, estimulando a cooperação com o Estado, as Empresas e as Comunidades. Trata-se de iniciativa que dá continuidade aos eventos realizados em Araraquara (2011), Bauru (2012), com apoio da FAPESP e 2013 (Quito), com apoio do CIESPAL.

Mais informações aqui


ECLESIOCOM 2014

Dia 21 de Agosto de 2014, 9h-17h

Local: Campus da Universidade Estadual de Londrina
Email: eclesiocom@metodista.br
Facebook: www.facebook.com/eclesiocom

NESTE 2014 A ECLESIOCOM SERÁ PARTE DAS CELEBRAÇÕES DOS 40 ANOS DO CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA.

A Conferência Brasileira de Comunicação Eclesial (Eclesiocom), promovida anualmente pela Cátedra Unesco de Comunicação, da Universidade Metodista de São Paulo, tem por objetivos:

  1. Consolidar o campo acadêmico de pesquisa, de natureza transdisciplinar, sobre as interfaces entre Comunicação e Religião;
  2. Apresentar pesquisas, estudos e relatos de práticas, concluídos ou em desenvolvimento;
  3. Ampliar o contato entre pesquisadores de diversas áreas sobre a relação entre Comunicação e Religião, em especial no cenário brasileiro contemporâneo;
  4. Estimular novos pesquisadores (graduação e de pós-graduação) para a apresentação de trabalhos e relatos de pesquisa.

É por isso que, além desse momento de importante reflexão, a Eclesiocom busca garantir o importante espaço das comunicações científicas, com as apresentações de pesquisas na interface comunicação-religião; momento de estudo e atualização quanto às temáticas que têm sido enfatizadas nos espaços acadêmicos.


Coordenação Geral 
José Marques de Melo (Cátedra Unesco/Metodista)
Magali do Nascimento Cunha (Pós-Com/Cátedra Unesco/Metodista/FATEO)


Coordenação local - UEL
Maria Amélia Miranda Pirolo


Assistentes da Coordenação 
Antônio de Andrade (Cátedra Unesco/Metodista)
Jorge William Rodrigues da Silva  (Web)
Rônia Barbosa (Assistente Acadêmica da Cátedra Unesco)

Realização 
Cátedra Unesco/Umesp de Comunicação para o Desenvolvimento Regional


Promoção 
Universidade Metodista de São Paulo (FATEO – Faculdade de Teologia; FAC - Faculdade de Comunicação)
Universidade Estadual de Londrina (Curso de Relações Públicas)


Apoio 
Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social - Metodista
Diretoria de Comunicação e Marketing (Dicom) - Metodista
Setor de Eventos

 

Veja aqui os Anais da VIII Eclesiocom (agosto 2013)

 

Tema: Relações Públicas e Opinião Pública em tempos de efervescência na relação política-religião

A cada processo eleitoral somos confrontados pelas mídias com pesquisas de opinião voltadas tanto para medir a capacidade de voto dos candidatos quanto para sondar reações a temas presentes em campanhas ou pautados pelos próprios agentes midiáticos. É inevitável que a divulgação das pesquisas gere críticas que não são novas no tocante a essa prática de "medir opinião": é mesmo a opinião dos eleitores? A amostra é representativa? As questões não são indutivas? Um dos mais destacados críticos às formas de medição de opinião pública na forma de sondagens dessa natureza é o sociólogo Pierre Bourdieu, que conclui um dos seus textos sobre o tema intitulado "A opinião pública não existe" com a frase: "O que digo é apenas que a opinião pública na acepção que é implicitamente admitida pelos que fazem pesquisas de opinião ou utilizam seus resultados, esta opinião não existe" (In: Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983, p. 173-182).  

 

Fato é que este tipo de pesquisa está consolidado e não só é promovido pelos candidatos como instrumento de campanha, e pelas mídias, para atrair audiência/leitores ou mesmo como instrumento político, como também é aguardado pelo próprio público, seja por interesse no debate que provoca, seja por curiosidade, seja até mesmo como orientação para o voto (útil). E diretamente envolvidos neste processo estão os profissionais da comunicação, entre eles os Relações Públicas vinculados a candidatos, às empresas de mídia ou a organizações diversas. A esses profissionais interessa, de forma intensa, a opinião pública e a opinião de públicos específicos para as quais estão voltadas campanhas eleitorais ou pautas eleitorais.


E à nona edição da Conferência Brasileira de Comunicação Eclesial, Eclesiocom, interessa particularmente a relação desta dinâmica com a religião, mais particularmente com as igrejas, que têm assumido um papel destacado em processos eleitorais nos últimos pleitos, como formadoras de opinião. A Eclesiocom 2014, com a ajuda de pesquisadores e pessoas que têm reflexão voltada para a temática, vai tentar responder? como as igrejas têm exercido o papel de formadoras de opinião nos últimos pleitos eleitorais? Qual o lugar das mídias religiosas neste processo? Como o profissional de Relações Públicas pode contribuir para relações eficazes na intersecção política-religião?

Conferencistas
Profa. Glaucya Stela Candido Tavares.

Mestre em Comunicação, docente das Faculdades Paulus de Comunicação, superintendente de Relações Públicas da Fundação João Paulo II (Sistema Canção Nova de Comunicação).   

      
Profa. Magali do Nascimento Cunha.

Doutora em Ciências da Comunicação, docente do Programa de Pós-Graduação da Universidade Metodista de São Paulo, coordenadora da Eclesiocom. 


Síntese da Programação
Manhã: 9h-12h30 - Conferência Central do Tema
Tarde: 13h45-17h - Grupos de Trabalho - Comunicações
 
Chamada de Trabalhos: inscrições até 31 de maio de 2014


Os Grupos Temáticos acolhem propostas de trabalhos em dois níveis:
Comunicações Científicas: graduados em cursos de nível superior, estudantes de cursos de pós-graduação ou pós-graduados, mestres e doutores


Relatos de Iniciação Científica: estudantes dos cursos de graduação do campo de Comunicação Social ou de áreas conexas.


Os trabalhos inscritos devem focalizar objetos sobre a relação entre Comunicação e Religião, em especial no cenário brasileiro contemporâneo, a partir dos campos da Comunicação Social e das Ciências Humanas (História, Ciências Sociais, Antropologia), seja utilizando metodologias de um campo específico ou de maneira transdisciplina.


Trabalhos que privilegiem o tema central do evento, “Relações Públicas e Opinião Pública em tempos de efervescência política”, serão bem-vindos, mas os grupos temáticos serão formados por afinidade a partir dos trabalhos inscritos, portanto, estarão abertos a contribuições específicas de pesquisas, estudos e relatos de práticas, concluídos ou em desenvolvimento.


Calendário
1º Envio dos resumos dos trabalhos para participação nos GT’s: 

até 31 de maio de 2014


2º Divulgação dos resultados até 10 de junho de 2014


3º Envio do texto completo dos trabalhos selecionados para os Anais do Evento: PRORROGADO, até dia 3 de agosto de 2014 até 23h59


Serão aceitos exclusivamente os trabalhos cujos autores tenham feito a inscrição no Eclesiocom 2014. Na ausência desse requisito, o trabalho deixará de ser incluído no programa, bem como nos anais do evento. 


O trabalho deve ser formatado de acordo com o modelo-padrão (template) da Eclesiocom - clique aqui para baixar o template (modelo-padrão)


Os resumos e os textos completos para publicação nos ANAIS Eclesiocom 2014 devem ser enviados para o e-mail: eclesiocom@metodista.br, em arquivo anexo.


Após envio seja do resumo, seja do texto completo, os autores devem aguardar resposta de confirmação de recebimento, para evitar problemas de extravio. Na ausência de resposta imediata recomenda-se fazer nova remessa.

 

Relação de hotéis disponíveis para quem necessitar de hospedagem

Aero Park Hotel

Endereço: Avenida Santos Dumont, 1516

Telefone: (43) 3315-3130

Preço - Individual: R$ 115,00

Preço - Duplo: R$ 145,00

Preço - Triplo: Não Informado

 

Bourbon Londrina Business Hotel

Endereço: Alameda M. Blasi, 40

Telefone: (43) 3315-4000

Preço - Individual: R$ 155,00 +10% taxa serviço

Preço - Duplo: R$ 178,00 +10% taxa serviço

Preço - Triplo: R$ 215,00 +10% taxa serviço

 

Bristol Londrina Residence Hotel

Endereço: Rua Goiás, 877

Telefone: (43) 3377-6161

Preço: Informações pelo email comercial.londrina@bristolhoteis.com.br

 

Cedro Hotel

Endereço: Av. JK,200

Telefone: (43) 3315-7000

Preço - Individual: R$ 170,00

Preço - Duplo: R$ 215,00

Preço - Triplo: R$ 259,00

 

Crillon Palace Hotel

Endereço: Avenida São Paulo, 658

Telefone: (43) 3378-5000

Preço: Informações pelo email reservas@crillon.com.br

 

Golden Blue Hotel Express 

Endereço: Rua Borba Gato, 1190

Telefone: (43) 3371-8000

Preço - Individual: R$ 144,00 +6% taxa de serviço (três camas)

Preço - Duplo: R$ 178,00

Preço - Triplo: Não Informado

 

Hotel Crystal

Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, 15 

Telefone: (43) 3315-1515

Preço: Informações pelo email vendas@veronisihotelaria.com.br

 

Hotel Harbor Inn Londrina

Endereço: Rua José Monteiro de Mello, 400

Telefone: (43) 3377-4455

Preço - Individual: R$ 113,00

Preço - Duplo: R$ 152,00

Preço - Triplo: R$ 191,00

 

Hotel Thomasi

Endereço: Av. Tiradentes, 1155

Telefone: (43) 3315-0400

Preço - Individual: R$ 139,00 +3% taxa de serviço

Preço - Duplo: R$ 170,00 +3%  taxa de serviço

Preço - Triplo: R$ 205,00 +3% taxa de serviço

 

London Royal Hotel

Endereço: Rua Acre, 60

Telefone: (43) 3324-2626

Preço - Individual: R$ 75,00

Preço - Duplo: R$ 110,00

Preço - Triplo: R$ 140,00

 

Londri Star

Endereço: PR 445

Telefone: (43) 3026-3000

Preço - Individual: R$ 75,00

Preço - Duplo: R$ 115,00

Preço - Triplo: R$ 145,00

 

Pousada Conquista (mais próxima à UEL)

Endereço: Rua Elizio Turino, 265 - JD. Sabará

Telefone: (43) 3374-7776

Preço - Individual: R$ 70,00

Preço - Duplo: R$ 120,00

Preço - Triplo: R$ 145,00

 

Sumatra Hotel e Centro de Convenções

Endereço: Rua Senador Souza Naves, 803

Telefone: (43) 3374-9000

Preço - Individual: R$ 115,00

Preço - Duplo: R$ 141,00

Preço - Triplo: R$ 185,00

 

Contatos da Coordenação Local:
Universidade Estadual de Londrina
Depto de Comunicação/ CECA/ Campus Universitário
Rodovia Celso Garcia Cid/ PR 445 - Km 380
Cx. Postal 10.011
CEP 86057-970
Londrina/PR

Escritório de Relações Públicas
Profa.Maria Amélia Miranda Pirolo
Profa. Zilda Andrade 
Anna Paula Prado (estagiária)
Amanda Vieira (estagiária)

Tel.: (43) 3371 4358
Tel/Fax.: (43) 3371 4328