RESENHAS
PCLA - Volume 3 - número 2:  janeiro / fevereiro / março 2002


E V E N T O S

AUTORIDADES E INSTITUIÇÕES ASSOCIAM-SE
À HOMENAGEM PRESTADA PELA ECA-USP
AO PROFESSOR MARQUES DE MELO


Principais Links

Adesões institucionais

Presença da Metodista

Outras adesões


Na noite de 13 de dezembro de 2001, a Congregação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) reuniu-se extraordinariamente, para prestar homenagem ao Prof. Dr. José Marques de Melo, ex-diretor da instituição e um dos seus docentes fundadores, outorgando-lhe o título de Professor Emérito.

O ato público, realizado no Anfiteatro Camargo Guarnieri da Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, na cidade de São Paulo, Brasil, contou com a presença de duas centenas de pessoas, incluindo docentes, estudantes, professores, profissionais da mídia, dirigentes educacionais, além de amigos e familiares do homenageado.

Na abertura da solenidade, o Diretor da ECA, Prof. Dr. Waldenyr Caldas, leu mensagem do Reitor Adolfo José Melfi, agradecendo a colaboração do homenageado à Universidade de São Paulo, desde a fundação da ECA. "Trata-se de uma homenagem justa que vem coroar uma relação estabelecida através de uma dedicação mútua e permanente. A trajetória acadêmica do Prof. Marques de Melo coincide com o desenvolvimento da própria ECA. Ingressando na USP em 1966, foi um dos responsáveis pela estruturação da Escola de Comunicações Culturais, criada naquele ano e que, mais tarde, passou a denominar-se Escola de Comunicações e Artes. Foi o criador do Departamento de Jornalismo e Editoração, seu chefe durante vários anos, bem como diretor da Escola. Por tudo que realizou pela ECA e pela USP, o nosso muito obrigado".

A seguir, a Profa. Dra. Maria do Socorro Nóbrega, representando o Conselho do Departamento de Jornalismo e Editoração, proferiu saudação acadêmica, resgatando a trajetória intelectual do homenageado. A entrega do diploma de Professor Emérito foi feita pela representante da Congregação da Escola, Profa. Dra. Maria Immacolata Vassalo de Lopes, Presidente da Comissão de Pós-Graduação.

No discurso de agradecimento, o Professor Marques de Melo enfatizou os desafios conjunturais para a inserção das Ciências da Comunicação como novo campo de conhecimento na universidade brasileira. Concitou a comunidade da ECA a resgatar as utopias dos fundadores da instituição, reassumindo seu papel de liderança nacional da área e fortalecendo o diálogo internacional, além de estreitar os laços de cooperação com a sociedade, através das empresas, organismos estatais e entidades não-governamentais.

Ao encerrar a sessão solene, o Diretor Waldenyr Caldas comprometeu-se, em nome da instituição, a empunhar a bandeira histórica da reinserção da ECA-USP nos cenários nacional e internacional, contribuindo para o fortalecimento do campo das ciências da comunicação no liminar da emergente sociedade da informação e do conhecimento.

A homenagem foi culminada com o lançamento nacional do livro "Grandes Nomes da Comunicação: José Marques de Melo", escrito pela Professora Maria Cristina Gobbi (Universidade Metodista de São Paulo), com a colaboração especial das professoras Juçara Brittes (Universidade Federal do Espírito Santo) e Rosa Nava (Centro Universitário Monte Serrat, de Santos). A obra foi publicada pela Universidade Católica de Pernambuco, em parceria com o Centro de Estudos da Imprensa e da Cidadania, da cidade do Recife.

VOLTAR

Adesões institucionais

Associaram-se à homenagem prestada pela ECA-USP ao Professor Marques de Melo, enviando mensagens especiais, lidas na ocasião, as seguintes autoridades nacionais: o Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, e o Vice-Presidente Marco Maciel.

O Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, fez-se representar através do Secretário de Habitação, Francisco Prado, também Reitor da Universidade Católica de Santos, que integrou a mesa dirigente dos trabalhos. Também estiveram presentes o Ex-Secretário de Cultura do Município de São Paulo, Jornalista Rodolfo Konder, hoje ocupando o cargo de Diretor do Curso de Comunicação Social das FIAM – Faculdades Integradas Alcântara Machado; o Diretor Pedagógico da UniFMU – Centro Universitário Metropolitano, Prof. Dr. Roberto Moreira, além da Profa. Dra. Ruth Vianna, representando a Comissão de Especialistas em Comunicação do Ministério da Educação; o Diretor da Revista Imprensa, Sinval de Itacarambi Leão, e seu Editor, Tão Gomes Pinto.

Foram ainda registradas as mensagens dirigidas pelo Cardeal Emérito da Igreja Católica de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns; Jornalista Ana Arruda Callado, Vice-Presidente da ABI - Associação Brasileira de Imprensa; Professor Manuel Parés i Maicas, Presidente da IAMCR - Associação Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Mídia e Comunicação; Jornalista Luis Humberto Marcos, Secretário Executivo da IBERCOM - Associação Ibero-Americana de Comunicação; Professora Vera Regina França, Presidente da COMPÓS - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação; Professores Almir de Souza Maia e Gustavo Alvim, Reitor e Vice-Reitor da UNIMEP – Universidade Metodista de Piracicaba; Professor Edevaldo Alves da Silva, Presidente do Centro Universitário UniFMU; Professor Altamir Soares de Paula, Pró-Reitor da UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco, Professor Pedro Gilberto Gomes, Pró-Reitor da UNISINOS - Universidade do Vale dos Sinos; o Coordenador do LABJOR – Laboratório de Estudos de Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas, Prof. Dr. Carlos Vogt, além de outros reitores, vice-reitores e dirigentes de universidades brasileiras.

Compareceram pessoalmente os presidentes da UCIP - União Católica Internacional de Imprensa, Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares (USP); ALAIC - Associação Latino-Americana de Pesquisadores da Comunicação, Profa. Dra. Margarida Kunsch (USP) e da INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, Profa. Dra. Cicilia Peruzzo (UMESP); os Diretores da FELAFACS - Federação Latino-Americana das Associações de Faculdades de Comunicação Social, Prof. Erasmo de Freitas Nuzzi (Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero) e da ABECOM - Associação Brasileira de Escolas de Comunicação, Prof. Dr. José Coelho Sobrinho (USP); bem como o Presidente da Associação Brasileira de Consultores de Marketing Político, Prof. Dr. Gaudencio Torquato, e o Editor-Adjunto do jornal Valor, Jornalista Carlos Eduardo Lins da Silva.

VOLTAR

Presença da Metodista

A UMESP - Universidade Metodista de São Paulo, onde o Professor Marques de Melo é Titular da Cátedra UNESCO de Comunicação, também associou-se à homenagem, através das presenças do seu fundador, Prof. Dr. Benedito de Paula Bittencourt, membro do antigo Conselho Federal de Educação, e do seu primeiro Reitor, Prof. Dr. Jacob Daghlian, hoje Coordenador Geral de Pós-Graduação do Centro Universitário Fundação Santo André. Foi registrado o recebimento da mensagem do Prof. Dr. Clóvis Pinto de Castro, Diretor da Faculdade de Teologia e da Faculdade de Filosofia e Ciências da Religião.

O atual Reitor da UMESP, Prof. Dr. Ferreira, Davi Barros, fez-se representar através do Diretor da Faculdade de Comunicação Multimídia, Prof. Dr. Sebastião Squirra. A Vice-Reitora Acadêmica, Rinalva Cassiano enviou mensagem de congratulações.

Também compareceram ao ato a Diretora da Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas, Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari, a Coordenadora do Curso de Jornalismo, Profa. Marli dos Santos, a Coordenadora da Agência Experimental de Relações Públicas, Profa. Isildinha Martins, o coordenador de Arte e Cultura da Umesp, Prof. Fabio Henrique Pereira da Silva; a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Umesp, Profa. Elizabeth Castro Maurenza de Oliveira; o Editor da Revista Comunicação & Sociedade, Prof. Dr. Adolfo Queiroz, a Editora da Revista Cientifica Digital do Pensamento Comunicacional Latino-Americano, Profa. Maria Cristina Gobbi e do professor da Umesp Daniel Galindo. Foram anotadas ainda as presenças da Diretora-Adjunta da Cátedra Unesco de Comunicação, Profa. Dra. Sandra Reimão, da Assistente Acadêmica, Márcia Velasques, e da equipe de estagiários da Cátedra, Allan Peterson dos Reis, Juliana Pan e Sara Wendy Ferreira.

VOLTAR

Outras adesões

Diversas instituições nacionais enviaram representantes à homenagem. Dentre as presenças registradas no livro de adesões, destacam-se as seguintes: Profa. Juçara Brittes (Universidade Federal do Espírito Santo); Prof. Edgard Rebouças (FAESA – Faculdades Associadas do Espírito Santo); Prof. Dr. Sebastião Breguez (Faculdades Associadas de Belo Horizonte); Prof. Dr. Gerson Martins (UCDB – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, Mato Grosso do Sul); Prof. Dr. Francisco de Assis Fernandes (UNITAU – Universidade de Taubaté); Profa. Dra. Graça Caldas (ABJC – Associação Brasileira de Jornalismo Científico); Prof. Dr. Marco Antonio Batan (Faculdade de Comunicação da Universidade Católica de Santos); Professores Samantha Castelo Branco, Fátima Feliciano, Valéria Lopes, Arquimedes Pessoni e Rosangela Marçola (FIAM – Faculdades Integradas Alcântara Machado); Prof. Fernando Almeida (UNIMEP – Universidade Metodista de São Paulo); Professores Miranda e Ouhydes Fonseca, além da Bibliotecária Vera Alice de Moraes (FISP – Faculdades Integradas de São Paulo); Profa. Rosa Nava (Centro Universitário Monte Serrat, Santos).

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: mcgobbi.unesco@metodista.br

VOLTAR